29 DEZ 2021
Executivo Recebe o Escritor Felipe Kuhn Braun

Executivo Recebe o Escritor Felipe Kuhn Braun

No dia 27 de dezembro, Arroio do Padre recebeu a visita do jornalista e escritor, Felipe Braun, autor de diversas biografias de municípios com colonização alemã no Rio Grande do Sul e obras que retratam detalhes da imigração e manutenção da cultura dos povos germânicos no Brasil.

A convite da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Braun discorreu sobre o trabalho que a quase 20 anos desenvolve sobre a imigração alemã no País. Com 22 livros escritos sobre o tema, o jornalista que também é vereador no município de Novo Hamburgo, destacou aspectos históricos do povo pomerano, etnia predominante em Arroio do Padre, bem como, enfatizou a importância da inserção do idioma no currículo escolar do ensino fundamental, como forma de preservar a riqueza cultural do território arroiopadrense. "Saúdo esse sentimento comungado entre o Poder Executivo pela provocação da secretaria de Educação e Legislativo, em fortalecer suas raízes históricas e institucionalizar o idioma pomerano em sua rede escolar", afirmou.

Detentor de um acervo com mais de 41 mil fotos antigas, que reportam a diversos períodos do processo de imigração dos povos germânicos para o Brasil, especialmente para o estado Rio Grande do Sul e Espírito Santo, Felipe é Coordenador de Genealogia do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e colaborador do Instituto de Estudos Históricos da Universidade de Mainz, na Alemanha. Também é representante do Rio Grande do Sul, na Diretoria da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft e. V., entidade com sede em Karlsdorf-Neuthard (na Província de Baden-Württemberg), com o objetivo de encontros culturais, programas de intercâmbio, cursos de línguas e a pesquisa genealógica, em especial do século XIX, entre a região de Baden e o sul do Brasil.

Na oportunidade, Felipe Braun presenteou o município com dois de seus livros: As Noivas de Preto e Famílias Teuto-Brasileiras História e Genealogia. Por fim, colocou-se à disposição para mediar o contato entre o município e o Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã, sediado na cidade de Ivoti, objetivando apoiar a inserção do pomerano como nova disciplina nas escolas de Arroio do Padre.

Além do Prefeito Rui Carlos Peter e do vice Edegar Henke, participaram do encontro a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Natana Krause, a coordenadora pedagógica Nathália Bonow, o secretário de Administração Loutar Prieb e representantes do deputado federal Afonso Hamm.