19 AGO 2022
Educação Plurilíngue em Arroio do Padre

EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE EM ARROIO DO PADRE

Na manhã do dia 16 de agosto, o prefeito Rui Carlos Peter, vice-prefeito Edegar Henke e a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Nathália Bonow receberam a visita da Professora Dra. Mônica Savedra da Universidade Federal Fluminense, da Professora Dra. Reseda Streb da Universidade Federal do Ceará, da professora e tradutora Aloí Schneider e do Professor visitante da Universidade Viadrina de Frankfurt/Oder(UFF) Peter Rosenberg, para conversar sobre a possibilidade de implantar o ensino plurilíngue na EMEF Benjamin Constant.

O projeto é coordenado pela professora Mônica Savedra e se divide em duas etapas: a primeira, já realizada, contou com uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Viadrina de Frankfurt/Oder(UFF) e visava a formação inicial dos professores. Na segunda etapa, o objetivo é a formação de professores para a escrita e elaboração de material didático em pomerano.

O objetivo do projeto é a alfabetização em pomerano e português de forma conjunta para as turmas de 1° e 2° ano da escola piloto e, posteriormente, o pomerano será substituído pelo alemão e o alemão pelo inglês, trazendo assim esse caráter plurilíngue para o município.