Grupo de Agricultores de Arroio do Padre que fazem parte do "Projeto Solos Arroio do Padre" visitam o município de Santa Catarina para conhecer o SPDH.
O projeto "Solos Arroio do Padre" que está sendo desenvolvido no município, é oriundo de recurso de emenda parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores em parceria com a EMATER/RS e a Prefeitura Municipal. Através do projeto, está sendo desenvolvida uma capacitação de agricultores na área de manejo e conservação do solo e da água.
A capacitação foi dividida em módulos, onde os assuntos referentes aos problemas ocasionados pelas questões climáticas, são tratados. Neste módulo foi realizada uma excursão para abordar o sistema de plantio direto.
O SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) é um sistema que prevê uma série de práticas conservacionistas. A principal é a proteção permanente do solo com palhada, utilizando plantas de cobertura para formar biomassa.
Com o objetivo de conhecer o trabalho, nos dias 26 e 27 do mês de novembro de 2024 o grupo de agricultores acompanhado dos técnicos da Emater, Ana Rita e Ricardo pelo Escritório Municipal e Cesar Demenech do Escritório Regional da Emater estiveram nos municípios de Angelina e Anitápolis em Santa Catarina. Na oportunidade visitaram duas propriedades atendidas pela EPAGRI, ambas desenvolvem o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças(SPDH) há mais de 10 anos. Esta parceria para a excursão foi feita via EMATER/RS-ASCAR e EPAGRI-SC.
Na parte da manhã visitaram uma propriedade que produz couve-flor no SPDH, nesta o técnico Marcelo Zanella da Epagri Florianópolis e Carlos Alberto Koerich, do escritório de Angelina, explicaram como foi implantado o sistema na propriedade e apresentaram os maquinários utilizados, posteriormente foi feita visita as lavouras de produção e acompanhada a colheita. Já na parte da tarde foi visitada uma família que utiliza o SPDH na produção de chuchu, Marcelo fez o relato do manejo de produção de chuchu e posteriormente foi visitada lavoura de produção. Em ambas propriedades foram abertas trincheiras para observar o perfil do solo e a visualização do sistema implantado ao longo de anos.
O objetivo desta experiência foi a troca de conhecimentos e aprendizagem do grupo em um sistema de produção, ainda não desenvolvido no município.
Na oportunidade pudemos observar os resultados deste manejo e a satisfação das famílias dos agricultores que abriram sua propriedade para mostrar o trabalho. É um método consolidado, a cada ano o solo ganha em qualidade e no decorrer do processo há uma grande redução no uso de insumos. A Epagri é referência neste trabalho e está servindo de modelo para outros estados e países, os técnicos de lá disseram que já receberam mais de 6 mil pessoas de diversas regiões do Brasil naquelas propriedades.
Os participantes da excursão ficaram muito satisfeitos, recebemos bons relatos avaliando positivamente a atividade. No próximo ano temos planejado a continuidade do trabalho. Durante este ano realizamos cinco módulos com boa participação dos agricultores do município.