04 NOV 2021
IMPLEMENTAÇÃO DA COOPERATIVA ESCOLAR NA EMEF BENJAMIN CONSTANT

IMPLEMENTAÇÃO DA COOPERATIVA ESCOLAR NA EMEF BENJAMIN CONSTANT
No dia 3 de novembro a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Natana Denzer Krause, o Prefeito Municipal Rui Carlos Peter juntamente com os professores, funcionários e equipe diretiva das escolas municipais Benjamin Constant, Barão do Rio Branco e Silveira Martins, estiveram em Pelotas na sede do Sicredi Interestados, para formalizar mais uma etapa do Programa Cooperativas Escolares. Após a primeira etapa que foi a de articulação entre a Secretaria de Educação e o Sicredi na qual demonstraram interesse em implantar a Cooperativa Escolar na EMEF Benjamin Constant, o dia 3 foi marcado pelo segundo passo, o de mobilização para apresentação do programa para os profissionais da educação, formalizando na prática a parceria.

A Cooperativa Escolar está sendo implantada na EMEF Benjamin Constant tendo como público-alvo alunos dos anos finais (6° ao 9° ano) sendo a participação dos alunos por adesão livre e voluntária, com autorização dos responsáveis legais, no turno inverso ao do estudante.

A Cooperativa Escolar tem como objetivo propor e ampliar as oportunidades de aprendizado dos estudantes, vivenciando práticas pedagógicas dos princípios e valores do cooperativismo na comunidade escolar, desenvolvendo nos alunos e permeado pela formação de lideranças, educação financeira, empreendedorismo social, assim como a inclusão e cidadania, de caráter educativo, onde os alunos da cooperativa realizam atividade sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, sem fins lucrativos.
O próximo passo, consiste na mobilização dos alunos, pais e da comunidade em geral.