08 FEV 2023
MUNICÍPIO RECEBE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE MICROAÇUDES

O Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural tem proporcionado aos municípios, de fato, bons avanços na atividade rural, a exemplo do município de Arroio do Padre.

Depois de duas reuniões em Porto Alegre, ainda em 2022 na Secretaria Estadual da Agricultura com a participação do Secretário Municipal de Administração, Planejamento, Finanças, Gestão e Tributos Loutar Prieb, após intensa mobilização, apresentação de justificativa e de documentos e trabalho dos gestores municipais como também dos técnicos da Emater, viu-se a finalidade de Arroio do Padre também ser contemplado com recursos desse programa. A sua confirmação veio com a assinatura do convênio FPE nº 1059/2022. De acordo com os recursos disponíveis ao nosso município, poderão ser contemplados na primeira fase da execução do programa 12 (doze) produtores/propriedades, com um microaçude, utilizando-se no máximo 24 (vinte e quatro) horas-máquina (escavadeira hidráulica ou equipamento similar), em cada um (a).

Os recursos financeiros foram depositados em conta especifica do município no início do exercício e de imediato foi enviado projeto de lei a Câmara Municipal de Vereadores, propondo a adição desse valor ao orçamento municipal vigente, e sendo que esta, mesmo em recesso, mas em convocação extraordinária de pronto aprovou a nova proposta legislativa.

Para esse programa o município recebeu o valor total de 120.960,00 (cento e vinte mil novecentos e sessenta reais).

Assim que houve o retorno do Poder Legislativo, o prefeito  Rui Carlos Peter assinou a Lei nº 2.472, de 25 de janeiro de 2023, estando agora, o recurso apto a ser utilizado.

Uma vez que os produtores a serem contemplados já foram selecionados na época da elaboração do plano de trabalho, está em preparo o processo licitatório para a contratação dos serviços de máquina que executarão a construção dos microaçudes.