17 MAR 2023
EMATER E PREFEITURA REALIZAM ENCONTRO VIVA MULHER
A Emater/RS-Ascar com apoio da Prefeitura de Arroio do Padre e o CRAS, realizaram na tarde do dia 16 de março, o "Encontro Viva Mulher", em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O encontro alcançou um público de mais de 120 mulheres presentes, entre elas agricultoras familiares, aposentadas, quilombolas, funcionárias públicas, trabalhadoras do comércio e vereadoras.

Com o tema "Vamos Mulherar", o evento contou com palestras sobre autocuidado e autoestima, com a psicóloga do CRAS, Virgínia Soares de Campos, as palestras “Alimentação e nutrição nas diferentes fases da vida”, com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Fátima Maximila Rocha, e “Saúde da Mulher”, com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município, Mariangela Uhlmann Soares. Além disso, as extensionistas da Emater/RS-Ascar, Luísa Meyer Iepsen e Ana Rita de Almeida Caniela, realizaram uma oficina com uso de plantas bioativas, quando foi tratado sobre os benefícios e modo de preparo do escalda pés. Cada uma das participantes recebeu um pacote, com uma porção individual de ingredientes para realização de escalda pés.

Os temas tratados pelas palestrantes foram pensados com objetivo de promover a reflexão sobre a saúde física e mental feminina, buscando gerar mudança de hábitos e uma maior qualidade de vida para as mulheres do município. O encontro foi majoritariamente planejado, organizado e realizado por mulheres trabalhadoras do Arroio do Padre. Uma tarde idealizada “por e para mulheres”, em que as prioridades foram a valorização e o bem-estar feminino.

Ao final da tarde, foi realizado o sorteio de vários brindes, que foram doados por diversos comerciantes locais, a fim de presentear as participantes do evento. Após o encerramento, foi servido um café da tarde para todas.

O evento aconteceu no Salão da Comunidade Arroio do Padre II e contou com a presença do Prefeito Rui Carlos Peter e demais autoridades locais.