No dia 13 de junho, ocorreu uma excursão para um dia de campo em parceria com a cooperativa ECOCITRUS.
Participaram do dia de campo, produtores interessados no cultivo de citros orgânicos e técnicos da EMATER de 5 municípios (Arroio do Padre, Canguçu, Morro Redondo, Pelotas e Piratini).
Na chegada, o grupo foi recebido com um saboroso café da manhã na sede da agroindústria onde os representantes da ECOCITRUS recepcionaram o grupo e falaram das demandas/necessidades de aumentarem a produção de citros orgânico. Logo em seguida seguiram para uma caminhada na unidade de beneficiamento e os visitantes puderam conhecer o processo de beneficiamento das frutas, visitando todas as fases da produção: recepção das frutas, processamento, envasamento e expedição (câmaras frias). O pessoal pode acompanhar também o carregamento de container de galões de sucos para exportação.
Em seguida o grupo se deslocou para conhecer a usina de compostagem, local onde os resíduos da indústria são transformados em composto orgânico e utilizado nos pomares de citros dos cooperados. Foram recebidos pelos colaboradores responsáveis da unidade e que apresentaram todo o processo de compostagem.
No período da tarde, foi realizada a visita na propriedade da família Lottermann, que contou sua experiência e inserção na atividade produtiva de citros orgânico, espírito cooperativista e sucessão familiar. O grupo pode caminhar entre as plantas de citros (tangerinas, laranjas e limões), conhecer os silos de carregamento de frutas, perguntar curiosidades da produção em sistema agroflorestal e degustar frutas, além das orientações repassadas sobre preparo das áreas dos pomares e plantio de mudas.
Produtores voltaram empolgados e confiantes na parceria junto a ECOCITRUS. Agricultores, técnicos da EMATER, prefeitura e parcerias estão planejando para os próximos meses ações para a construção de um sistema produtivo de citros orgânico na nossa região.
Alguns agricultores já estão se preparando para implantar os pomares ainda este ano, a fim de consolidar a filiação junto à cooperativa e viabilizar a produção o mais rápido possível. Interessados em saber mais sobre o assunto podem procurar o Escritório da Emater/RS do município.