A 1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arroio do Padre ocorreu na tarde desta quinta-feira, 3 de abril, na Câmara de Vereadores, com foco na melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Sob o tema central: Qualidade de Vida no Trabalho, a psicóloga Lenita Funari, conduziu uma palestra detalhada sobre o tema, abordando questões críticas que afetam o bem-estar dos trabalhadores.
Funari ressaltou os seguintes tópicos como sinais de alerta:
* Uso Abusivo de Álcool: Os impactos negativos do consumo excessivo de álcool na saúde física e mental foram destacados.
* Medicação para Depressão: A importância do acompanhamento médico e psicológico para o uso correto de medicamentos antidepressivos foi enfatizada.
* Falta de Qualidade do Sono: A relação entre a privação de sono e o desempenho no trabalho, bem como a saúde geral, foi discutida.
Estratégias de Prevenção
Para promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, foram propostas as seguintes estratégias:
* Grupos de Apoio: A criação de grupos de homens e mulheres para compartilhar experiências e oferecer suporte mútuo.
* Acompanhamento Profissional: O comprometimento com consultas psicológicas e psiquiátricas regulares para o tratamento de questões de saúde mental.
* Superação da Síndrome de Gabriela: A necessidade de romper com a mentalidade de que "sempre foi assim" e buscar novas soluções.
* Colaboração e Inovação: A importância de realizar reuniões para ouvir novas ideias e buscar soluções junto a profissionais de saúde e entidades religiosas.
* Investimento em Lazer e Atividades Físicas: A promoção de atividades de lazer e exercícios físicos como forma de reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.
* Atuação da Brigada Militar: O fortalecimento da atuação da Brigada Militar no combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.
A palestra encerrou com a mensagem inspiradora: "A gente só melhora quando a gente muda", ressaltando a importância da mudança e da busca por um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Na oportunidade foram elencados os três eixos principais da Conferência, estes amplamente discutidos e com uma participação ativa da comunidade presente finalizando com votação dos representantes municipais para a Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora , a ser realizada nos dias 13 a 15 de julho, em Porto Alegre.