O extensionista da Emater de Arroio do Padre, Cristian Vergara, assume na próxima segunda-feira (14) a Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento do município, cargo que era exercido interinamente pela vice-prefeita Martina Scherdien (PP).
“É um novo desafio, mas na verdade nem tão novo assim, já que a agricultura é o meu chão”, diz o técnico, que se licenciou da Emater para assumir a função. “Espero poder contribuir da melhor forma possível, pois ser servidor é uma benção de Deus e afirmo à comunidade arroio-padrense que pode contar comigo, pois vontade e trabalho não vão faltar”, ressalta. Vergara garante que sua gestão será norteada pelo diálogo, publicidade das ações e muita dedicação.
Natural de Canguçu, da localidade de Canguçu Velho, região conhecida pela produção de tabaco, ele é filho de agricultor familiar e foi nas lavouras de fumo que teve o seu primeiro contato com a terra. “Graças a esta produção e o empenho da minha família, tive a oportunidade de estudar e, principalmente, aprendi a dar valor a cada gota de suor, das pessoas que tiram o seu sustento da produção agrícola”, afirma o novo secretário. Na sua formação, acumula títulos de técnico em Agricultura, cursado na Escola Técnica Estadual de Canguçu; bacharel em Administração pela Faculdade Anhanguera Pelotas e, atualmente, cursa Viticultura e Enologia no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Visconde da Graça (CaVG).
Vergara conta que sua atuação profissional, voltada para o meio rural, tem origem na juventude, quando ajudava a família na produção de leite e fumo. Posteriormente, foi bolsista da Embrapa, por três anos e meio, no Projeto Quintais Orgânicos de Frutas – experiência que lhe trouxe grande aprendizado. “Foi na Embrapa que percebi o quanto poderíamos desenvolver a agricultura utilizando de todas as tecnologias que nos eram apresentadas naquele momento”, destaca.
Em agosto de 2013, assumiu o cargo de extensionista da Emater, no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro, onde atuou na área de bovinos de leite. Em 2015, foi transferido para Herval, onde atuou nas áreas de reforma agrária, crédito rural e bovinos de leite. A chegada em Arroio do Padre ocorreu em 2019 e, segundo ele, foi rápida a adaptação no município. “A minha localidade de origem, Canguçu Velho, também era de colonização alemã e, hoje, aqui no município, posso afirmar que estou em casa”, diz.
Vergara agradece ao prefeito Juliano Buchweitz (PP) e à vice-prefeita Martina, que não mediram esforços para conseguir a sua cedência junto à Emater, afirmando poder corresponder à altura toda a confiança nele depositada. “Agradeço também a todos os agricultores e colegas que vieram me trazer uma palavra de apoio e, desde já, conto com todos vocês para fazermos uma Arroio do Padre ainda mais forte e desenvolvida”, finaliza.