29 DEZ 2021
Língua Pomerana é Tema de Reunião em Porto Alegre

Língua Pomerana é Tema de Reunião em Porto Alegre

Com o objetivo de detalhar os trâmites burocráticos para implantação do idioma pomerano na rede municipal de ensino, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Natana Krause, esteve em reunião com o coordenador de Políticas Específicas para a Educação (CPE) – Rodrigo Venzon, na secretaria estadual de Educação (SEDUC) em Porto Alegre.

Durante o encontro, a secretária informou ao coordenador sobre a pretensão do governo municipal em inserir na condição de nova disciplina da matriz curricular, o ensino do idioma pomerano, língua amplamente utilizada no município, que tem predominância de colonização pela etnia.

Conforme Venzon, há necessidade de institucionalizar o processo a partir de elaboração de Lei Municipal, com base no artigo 209 da Constituição estadual, "que garante o estímulo ao pluralismo de idiomas nas escolas, na medida em que atenda a uma demanda significativa de grupos interessados ou de origens étnicas diferentes", destacou.

A secretária ainda ponderou sobre recente evento promovido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, realizado em São Lourenço do Sul, que reuniu outros municípios da região para apresentação do projeto de ensino plurilíngue, destacando que o objetivo é que as cidades envolvidas possam promover o ensino de maneira associada.