03 NOV 2023
FESTIVAL DE PRIMAVERA ACONTECE NESTE DOMINGO, 5 DE NOVEMBRO
A Prefeitura de Arroio do Padre através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo em parceria com os empreendedores que compõem o roteiro turístico Belos Caminhos de Arroio do Padre realizarão o Festival Cultural Gastronômico de Primavera - Früllings Fest.

Turismo e resgate da cultura pomerana, que tem papel fundamental na história do município. Essas são as duas forças que levam à realização neste domingo (5) do Festival Cultural Gastronômico de Primavera – o Früllings Fest – em Arroio do Padre.

Iniciativa da prefeitura, via Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, juntamente com empreendedores do roteiro turístico Belos Caminhos do Arroio do Padre. O evento também conta com apoio da agência Regional Sul do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Caminhada, visitas guiadas, exposição de pinturas, de bordados e artesanato, piquenique, comercialização de produtos coloniais, oficina de massas e roda de conversa, além de almoço e café colonial compõem a programação, que começa pela manhã e se estende até o fim da tarde.

“A proposta é atrair pessoas para o município, visitar nossos empreendimentos turísticos, abrir o Arroio do Padre para o turismo receptivo e mostrar nossa cultura”, diz a titular da Secretaria, Nathália Bonow. Ela conta que o evento foi criado por lei municipal tão logo o antigo distrito de Pelotas se emancipou, em abril de 1996. Foi realizada em duas oportunidades, em 2001 e 2002. Será retomada neste domingo. “Agora a perspectiva é outra, não apenas para a população do Arroio do Padre, e com um caráter cultural, para além do entretenimento”, explica a secretaria.

Estação das flores 🌸
Se o resgate da cultura pomerana é uma das premissas do Festival, flores não podem faltar. A programação inclui concurso de jardins que serão avaliados por representantes da Emater/RS-Ascar no município, do Sebrae e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Há premiação em dinheiro para os dois primeiros colocados – R$ 300 e R$ 200, respectivamente. Inscrições, apenas para moradores de Arroio do Padre, encerram-se nesta quarta-feira (1º).

A prefeitura vai disponibilizar ônibus em dois horários (10h30 e 14h30) para turistas conhecerem os ambientes, que até esta terça contabilizavam 12 inscritos.

Ainda no âmbito da cultura pomerana, o Festival terá também exposição de pinturas Bauermerelei, que estão sendo retomados no município. “Eu mesma, que sempre morei aqui, não tinha familiaridade com essa expressão artística”, revela a secretária. Ainda haverá exposição de bordados e uma roda de conversa no Sítio Casa da Figueira a ser mediado por estudiosos da cultura pomerana, com a participação de moradores idosos que irão relatar memórias do Arroio do Padre.

Agende seu almoço ⚠️
Alguns empreendimentos vão oferecer almoço e café colonial para os turistas mediante agendamento.

Bistrô Madah Doce Mania (53) 99911-9615
Cachoeira do Camboatá (53) 98124-3580 (almoço)
Casa Buss (53) 98114-3288 (almoço)
Do Centro Atelier e Hospedaria (53) 99988-5902 (almoço)
Floricultura Isarneli (53) 98111-8913
Sítio Casa da Figueira (53) 99161-5061 (almoço)
Trattoria Massimilla (53) 98114-2754

Fonte: Jornal Tradição

Confira a programação e reserve o dia 05 de novembro de 2023!

Siga a página no Instagram e fique por dentro das novidades do evento e do Roteiro Turístico Belos Caminhos de Arroio do Padre https://www.instagram.com/roteirobeloscaminhos/
#beloscaminhosAP #costadocegaúcha #serradostapes #turismo #turismorural

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024